Ooooi pessoas! No post anterior, falamos sobre os cuidados com os fios no verão, e uma das dicas foi sobre o vinagre de maçã. Então, hoje iremos falar sobre os benefícios dele na pele, nos cabelos, para as unhas e até mesmo para emagrecer! O vinagre de maçã tem é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante.Seu maior benefício se deve ao fato que o vinagre de maçã tem o pH igual ao de nossa pele e cabelo (levemente ácido), tornando-o perfeitamente compatível com pele e cabelo.
Benefícios do vinagre de maçã para o cabelo
Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.
Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.
Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.
Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.
Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.
Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.
Benefícios do vinagre de maçã para a pele
Acne/oleosidade: devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.
Você também pode fazer uma máscara com argila: Misture argila branca ou verde com vinagre de maçã até formar uma pasta. Aplique em todo o seu rosto. Essa máscara vai limpar os poros, desintoxicar, melhorar acne e manchas. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto apenas com água.
Coceira e ferimentos: por sua ação bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.
Mãos ressecadas: por equilibrar o pH da pele, o vinagre de maçã melhora o ressecamento da pele. Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.
Manchas na pele: o vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.
Tonifica a pele: o vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas. Faça uns 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça, passe a mistura com um algodão na pele. Você também pode optar pelo chá de tomilho.
Como desodorante e clareador das axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.
Trata os pés: para pés cansados: esta mistura vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés. Em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos.
Para chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de melaleucaou de tomilho ou à água; isto ajuda a aliviar bem o odor. Você também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos.
Para fungos de unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia. O vinagre de maçã é o melhor, já que tem propriedades antifúngicas.
Para essas receitas, use preferencialmente o vinagre de maçã orgânico.
Benefícios do vinagre de maçã para emagrecer
Para emagrecer, basta apenas tomar duas colheres(sopa)por dia. Apesar de ser excelente para a saúde, ele deve ser utilizado com cautela. O consumo excessivo de vinagre de maçã pode provocar vários problemas de saúde, como lesões no duodeno, estômago e fígado. Além disso, pode também alterar o pH do sangue, resultando em acidose metabólica, uma complicação que pode levar à morte.
Mas se você utilizar o vinagre de maçã de forma moderada, o risco de ter problemas é muito pequeno.
Você pode colocar o vinagre em saladas, e também pode adicioná-lo na água ou suco.
Bom, espero que vocês gostem. Se você já testou, comenta aí como foi o resultado e pra qual finalidade vocês usaram. Beijôôô!